A cidade de Bacuri vive um novo momento na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres. Criada oficialmente no dia 8 de março de 2025, a Secretaria Municipal da Mulher já vem colhendo frutos importantes em apenas três meses de atuação. A pasta, a mais nova do município, foi criada pelo prefeito Márcio Hominho, com a secretária Jéssica de Oliveira Rodrigues Carneiro assumindo a missão, indicada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mônica Hominho.
A secretaria tem como objetivo fomentar políticas públicas voltadas às mulheres, atuando de forma intersetorial com todas as demais secretarias municipais. Mesmo em pouco tempo, a atuação já tem gerado resultados expressivos e transformadores.
Entre as principais ações destacam-se:
Carreta da Mulher, que trouxe atendimento especializado para a saúde feminina;
Curso de Empreendedorismo “Mulheres em Foco”, em parceria com o Sebrae;
Diversos cursos realizados com apoio do Ministério das Mulheres, da Secretaria de Estado da Mulher, da Defensoria Pública (com o projeto “Tia Aluí, Mulher”), e do Ministério Público do Maranhão, com a ação “Homem Consciente”;
Reuniões intersetoriais, promovendo a união entre secretarias municipais para deliberar e implementar políticas públicas eficazes.
Um dos grandes destaques da secretaria é o projeto “Ela com Elas, Ele com Elas e Ela com Eles”, que recentemente recebeu reconhecimento nacional como prática relevante no enfrentamento à violência doméstica.
Além disso, a secretária Jéssica e a primeira-dama Mônica Hominho são finalistas do Prêmio Innovare 2025, considerado o maior prêmio da Justiça brasileira, em reconhecimento à inovação nas políticas públicas de apoio às mulheres.
No dia 2 de julho, Bacuri sediou sua I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizada no Sindicato dos Professores, reunindo 168 mulheres para debater propostas e fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Durante o evento, foram escolhidas as delegadas que representarão o município na Conferência Estadual.
O prefeito Márcio Hominho marcou presença e, como sempre, não mediu esforços para garantir que cada mulher e homem presente fosse acolhido com respeito, carinho e compromisso com o futuro de Bacuri.
Este é um marco histórico para o município, que segue avançando com união, força e protagonismo feminino.