Sabores, saberes, ritmos e paisagens: um convite para descobrir Alcântara

Com iniciativa do Sebrae e parceiros, a cidade espacial ganha novo sabor com festival gastronômico e feira que valoriza a cultura afro-brasileira

Alcântara, conhecida por sua rica história e pela presença do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ganhou um novo motivo para ser celebrada: a cidade foi palco do Projeto Sabores e Saberes de Alcântara, um evento que reuniu, na última quarta-feira (20), gastronomia, cultura, turismo e empreendedorismo, com destaque para a Feira Preta, uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. A programação segue entre os dias 28 e 30 de novembro.
Idealizado pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal, IFMA e AMBEV, o lançamento do “Sabores e Saberes” movimentou a cidade, que se concentrou na Praça da Matriz para acompanhar toda a programação. Segundo estimativas, mais de 2500 pessoas, entre elas moradores da cidade, turistas, caravanas de cidades vizinhas, parceiros, instituições convidadas e comunidades quilombolas prestigiaram o evento, que contou com atividades diversificadas ao longo do dia, envolvendo oficinas, palestras, feira gastronômica, entrega do Guia Turístico Digital, um festival gastronômico com premiação, espetáculo Pão com Ovo e show da Banda Raiz Tribal.
“A parceria com o Sebrae foi a melhor coisa que aconteceu ao longo dos últimos anos, para que a gente conseguisse desenvolver ações e projetos como este, que estavam ali na salinha guardados e agora estão aí, e já são um sucesso. Nós temos um impacto tremendo dessa ação que tem reflexos na mecânica da nossa economia, na cultura e no turismo. Nós pudemos apresentar nossas tradições, belezas e encantos, principalmente nossa riqueza de cultura negra ao mundo inteiro. A parceria com o Sebrae continua e muitas ações ainda virão,” afirmou o prefeito de Alcântara Nivaldo Araújo.

Para o superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal “acompanhar a concretização de um projeto tão grandioso como o Sabores e Saberes, especialmente na cidade de Alcântara, que já desenvolve o Programa Cidade Empreendedora – Alcântara Mais, onde temos muitos empreendedores motivados a partir desse trabalho junto ao Sebrae, nos deixa orgulhosos em saber que daqui sairão produtos e resultados para o mundo todo, já que Alcântara é uma cidade importante estrategicamente e possui um centro de lançamento, mas que também é um berço da história, da cultura e da culinária afrodescendente.
Sabores da terra e da cultura
Um dos destaques do evento foi a Feira Preta, que reuniu artesãos, fazedores de arte e cultura, produtores e empreendedores, valorizando a cultura afro-brasileira e seus saberes ancestrais. A feira foi um espaço de celebração da identidade negra e de fortalecimento da economia local com festival de tambor de crioula, danças temáticas, feirinha de artesanato, espaço de beleza com maquiador, trancista, turbantes e pintura corporal que fizeram sucesso entre os participantes que ficaram no clima da ação.
Lara Beatriz Diniz, foi a campeã do concurso de beleza negra. Moradora do povodo Cajueiro, e com apenas 14 anos de idade ela sabe da responsabilidade de representar sua comunidade não só em uma competição de beleza, mas de fortalecimento da identidade do povo negro. “Essa foi uma experiência nova pra mim. Eu representei minha comunidade e minha ancestralidade. Eu vejo tudo isso aqui como um exemplo para as outras pessoas de força de persistência de luta mesmo, por nossa identidade,” afirmou a jovem
O festival gastronômico também foi um sucesso, com a participação de 21 empresários. Os visitantes puderam degustar pratos típicos da região, como o peixe, camarão, arroz de cuxá e diversos tipos de massas, lanches e doces, além de experimentar novas criações inspiradas na culinária local.
Célia Regina Duarte representou o Quiosque Beira Mar no concurso gastronômico. Há 4 anos no mercado, o empreendimento competiu com o prato de camarão ao molho. Para ela é um momento incrível de promoção do seu estabelecimento e aprendizado. “É uma experiência incrível, maravilhosa, única, porque nunca tivemos um evento tão impactante quanto esse, estou muito emocionada não só por mim, mas por todos os meus colegas, é um momento único para todos os empreendedores da nossa cidade, que se uniram para contribuir com esse grande evento. Aqui podemos mostrar um pouco da nossa culinária, da nossa cidade e lucrar também,” afirmou Célia.
Somente com a Feira Gastronômica a organização do evento registrou um faturamento de mais de R$30 mil reais. A premiação será realizada no dia 28 de novembro, quando haverá a segunda parte do projeto. O Sabores e Saberes de Alcântara faz parte da estratégia do Programa Cidade Empreendedora – Alcântara Mais, que tem a missão de desenvolver de forma econômica e social o município de Alcântara e região.
Empreendedorismo em alta
O projeto Sabores e Saberes também ofereceu uma série de atividades para fortalecer o empreendedorismo local. Oficinas sobre marketing digital, gestão de redes sociais e atendimento ao cliente ajudaram os pequenos negócios a se profissionalizarem e a aumentarem suas vendas, impulsionar a divulgação dos potenciais da cidade e melhorar o setor turístico, com a capacitação de guias.
Raysnna Renata Almeida Boaes, é uma das alunas da trilha de capacitação em marketing digital e turismo que tiveram a missão de aprender além de guiar visitantes pela cidade e mostrar seus encantos, promover conteúdo para as redes sociais que divulguem tudo isso. “Hoje foi excelente, fiquei muito feliz com o apoio das pessoas que tem gostado muito do que estamos mostrando principalmente a visibilidade no instagram. Espero que tudo isto que foi construído hoje aqui vá para frente, e que a gente consiga fortalecer cada vez mais a cultura da nossa cidade para impulsionar o mercado,” afirmou Raysnna.
Um guia para o futuro
O Guia Digital de Turismo foi um show a parte que encantou a todos. Ele foi apresentado com um City Tour pela cidade, tendo como guias os alunos da trilha de capacitação realizada pelo projeto e a apresentação do vídeo que demonstra o guia trabalhado com imagens dos pontos turísticos, belas paisagens arquitetônicas e naturais de Alcântara é um roteiro completo que guia os turistas para conhecerem a cidade que encanta, não só pela riqueza cultural, mas por todo seu misticismo. Ele está disponível clicando aqui. https://drive.google.com/file/d/13Z-_caaHV7cAQSNLHuGunDpAzEp8cE5S/view?fbclid=PAY2xjawGr_8tleHRuA2FlbQIxMQABpjUledKZvbEHyXLobkqkWYBpEQJfQacwLthWx-5Rvh0juMacH8Tji4S1Iw_aem_VrEH5hRYorAA0IkmA4jMVw

“Hoje a gente realizou em parceria com a prefeitura, com o IFMA e todos os parceiros este que é um momento de culminância de várias ações, que deixarão um legado para o município de Alcântara. A partir de agora daremos continuidade a tudo isso que foi entregue e que está sendo construído com essa parceria para que tudo isso seja fortalecido e que a gente consiga obter mais resultados, principalmente para os empresários e quilombos. Nosso trabalho é para garantir que a transformação continue acontecendo neste local,” pontuou Rosa Amélia, gerente da Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro, responsável pelo atendimento de Alcântara.
Com o sucesso do projeto Sabores e Saberes, Alcântara se consolida como um destino turístico com uma rica gastronomia, cultura vibrante e um futuro promissor. O evento demonstrou o potencial da cidade em promover o turismo, a cultura e o empreendedorismo, gerando oportunidades para a população local e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Programação segue de 28 a 30 com apresentações e premiações

E nos dias 28, 29 e 30 de novembro o Sebrae dá continuidade ao projeto com três dias de experiências únicas com oficinas, paineis inspiradores e muito aprendizado com o Ideathon. É o momento de discutir ideias que transformam e promovem o desenvolvimento turístico e digital da região. As inscrições estão abertas. Também acontece a premiação da Feira de Gastronomia e dos Influencers Digitais.

Deixe uma resposta