Maranhão: veja a tabela de pagamento do IPVA 2022

Com o início de um novo ano, começa também um novo ciclo de pagamento de impostos. Entre as cobranças, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – tributo estadual cobrado pela posse de veículos automotores que circulam em estradas e rodovias.

Por ser de arrecadação estadual, cada unidade federativa (UF) define o próprio calendário de vecimento. O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e a o ano de fabricação do veículo, e também o estado onde o veículo está registrado.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto para quem opta pela parcela única. Para contribuintes que pretendem dividir o imposto, o parcelamento varia entre três e seis prestações.

No Maranhão, quem optar por fazer o pagamento do IPVA tanto em cota única quanto parcelado terá um desconto de 20%. O imposto poderá ser parcelado em até três vezes. O contribuinte que optar pelo parcelamento, para obter o desconto, deve quitar as cotas até o vencimento em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente. Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas e sem desconto.

Maranhão

1ª cota 2ª cota 3ª cota
Final de placa 1 e 2 7 de março 6 de abril 6 de maio
Final de placa 3 e 4 14 de março 13 de abril 13 de maio
Final de placa 5 e 6 21 de março 20 de abril 20 de maio
Final de placa 7 e 8 28 de março 27 de abril 27 de maio
Final de placa 9 e 0 31 de março 29 de abril 31 de maio

1 thought on “Maranhão: veja a tabela de pagamento do IPVA 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.