GOVERNO INICIA DISTRIBUIÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA VACINA CORONAVAC AOS MUNICÍPIOS MARANHENSES

O Governo do Estado já está distribuindo a segunda dose da CoronaVac aos municípios maranhenses. Ao todo, 78.223 doses da vacina estão sendo encaminhadas, desde segunda-feira (1º), para as Regionais de Saúde que, assim como na primeira etapa, farão a distribuição aos 217 municípios do Maranhão. Os imunizantes fazem parte da reserva técnica disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para garantir o ciclo completo de vacinação.

As duas aplicações são necessárias para que o imunizante faça o efeito esperado. A vacinação nos municípios, para a segunda dose da CoronaVac, está prevista para começar na segunda-feira (08).

De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa Pereira, o mesmo esquema de logística e segurança adotado na distribuição das primeiras doses está sendo executado nesta segunda fase.

“O objetivo é garantir que os imunizantes cheguem o mais rápido possível às Regionais de Saúde e, consequentemente, aos municípios maranhenses. Por isso, através de parceria com o CTA, estamos encaminhando as doses para as Regionais de Saúde e para alguns municípios de difícil acesso. Nas localidades mais próximas, o transporte é por via terrestre. Esperamos que até o final da semana todos os municípios do estado já tenham recebido suas vacinas”, destaca Tayara Costa.

A superintendente destaca ainda a importância de os municípios continuarem articulando para que o público que tomou a primeira dose tome também a segunda, cujo intervalo entre uma e outra é de duas a quatro semanas.

“Apenas quem tomou a primeira dose da Covonavac deverá tomar a segunda dose da mesma vacina. Ao mesmo tempo, também está sendo enviada a primeira dose da vacina AstraZeneca, que só terá a sua
segunda dose aplicada após 12 semanas”, pontua a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Tayara Costa.

Das 19 Regionais de Saúde, 11 já receberam os imunizantes, Pinheiro, Chapadinha, Santa Inês, Zé Doca, Bacabal, Codó, Rosário, Itapecuru, Balsas, Barra do Corda e Pedreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *