Estudante maranhense apresenta Bumba Meu Boi em Harvard: ‘a cultura tem o papel social e político de transformação.

g1 acompanhou o percurso do estudante nessa aventura que para ele é ‘realização de um sonho’. Através das redes sociais, ele contou que o evento é uma forma de incentivo para acreditar que é possível, para pessoas como ele, ocupar espaços como esses.

Vestido com uma indumentária de Cazumbá, personagem que representa o misticismo da manifestação cultural maranhense, João Igor Cariman Leite, de 18 anos, teve a oportunidade de levar a cultura maranhense para os Estados Unidos. Natural de São Luís, o estudante de Ciências Sociais realizou uma apresentação nesse sábado (6), no evento acadêmico Brazil Conference, em Boston.

Selecionado entre 200 propostas, João Igor apresentou uma performance de Bumba meu Boi na Universidade de Harvard, em um evento organizado por brasileiros (veja o vídeo abaixo). Ele desempenha um papel importante para o fomento da cultura local. Essa, inclusive, é a primeira viagem internacional do estudante.

O maranhense recebeu o prêmio Cultura em Ação. Através das redes sociais, ele contou que o evento é uma forma de incentivo para acreditar que é possível, para pessoas como ele, ocupar espaços como esses.

“Ontem quando a gente fez o ensaio, eu me emocionei muito. Comecei a chorar bastante. […] porque as pessoas vendem pra gente de que a gente não vai conquistar e alcançar alguns espaços e aí a gente vai acreditando nisso. A gente vai acreditando que espaços assim não são pra gente”

Deixe uma resposta