EM NOTA, SECRETÁRIO DE CULTURA ESCLARECE “NOTA DE REPÚDIO” DE ARTISTA PINHEIRENSE

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Pinheiro, Rodrigo Brasil Rodrigues, se posiciona sobre uma “nota de repúdio” de uma artista local (Elizeu Cardoso), onde, por se mostrar influenciado por questões políticas, deixou de lado o espírito de cooperação com o desenvolvimento da cultura do município.

Agora veja o que disse, em nota, o Secretário de Cultura de Pinheiro:

“Lendo tal “carta de repúdio” fico bastante surpreso ao tempo que lamento o fato de uma pessoa dita culta e esclarecida estar tendo uma postura dessas que claramente se mostra influenciada por questões políticas locais, tendo deixado de lado a imparcialidade e o espírito de cooperação com o desenvolvimento da Cultura da cidade.

Na qualidade de artista local, deveria reconhecer e valorizar antes de tudo a oportunidade que foi dada pela Prefeitura quando da inclusão do espetáculo “Vozes da terra” na Programação Oficial do São João 2017 de Pinheiro.

Ressalto que tal inclusão foi feita às vésperas do início das festividades juninas, por sugestão da própria Secretaria de Cultura e Turismo, que foi aceita de pronto pelo Prefeito Luciano.

Tal fato se mostra como sendo a única razão pela qual o pagamento dos artistas ainda não tenha sido realizado de forma integral, uma vez que o São João de Pinheiro esse ano foi custeado de forma predominante por valores oriundos de emendas parlamentares liberadas em favor de nosso Município, mas que estas já estavam comprometidas com a Programação anteriormente definida, bem como com o pagamento de toda estrutura física e tecnológica que foi implantada em 2017.

Ressalta-se que tal estrutura que foi utilizada de forma inédita em Pinheiro gerou, além de mais conforto para os cidadãos e brincantes, condições de segurança reconhecida e parabenizada inclusive pela Promotoria local, pois o mesmo se dirigiu a mim para registrar sua satisfação com  o fato de ele próprio só ter adentrado no Parque após a devida revista feita pelos profissionais de seguranças do evento.

Fato incontestável é o de que atrações reconhecidas regional e nacionalmente que participem de um evento com a magnitude que foi o São João de Pinheiro 2017 trazem inevitavelmente um aquecimento para a economia local, que como qualquer outra no Brasil, passa por uma fase delicada, o que afasta de pronto o discurso de que os “artistas de fora são contratados por valores estratosféricos e partam sorridentes, sem ter deixado nada em nossa cidade”. Eles vão embora sim, mas os números positivos gerados de forma direta e indiretamente em nossa economia por conta de suas apresentações ficam e ecoam por um bom tempo nos orçamento de várias famílias pinheirenses.

Em tempo, contesto veementemente a nota de repúdio divulgada uma vez que a mesma tenta passar a idéia de que a Prefeitura está inadimplente de forma integral para com suas obrigações oriundas das apresentações feitas no São João. Isso não é verdade uma vez que o próprio espetáculo “Vozes da terra” já recebeu 30% do valor total acordado como sendo aquele a ser pago por tal apresentação.

Por fim, não poderia deixar de registrar publicamente meu agradecimento pela paciência tida por aqueles que ainda estão pendente de recebimento, e acima de tudo, pelas brilhantes apresentações feitas no São João, sem exceção.

Peço ainda desculpas em nome da Prefeitura, pelo atraso em alguns repasses de valores, mas que sabe-se, tem feito o seu melhor na promoção da Cultura e no fomento ao Turismo em nossa cidade mas que em determinadas situações precisa da compreensão da população pois, nem todos sabem, têm à sua disposição ferramentas bem limitadas do ponto vista financeiro, ante a crise econômica que assola nosso País.

Atenciosamente,

Rodrigo Brasil Rodrigues
Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Pinheiro”.

Deixe uma resposta