VÍDEO: primeiro cão policial do MA ganha ‘corredor de aplausos’ ao se aposentar após sete anos de trabalho

Vinny, o primeiro cão policial do Maranhão, vai desfrutar de um merecido descanso após sete anos de trabalho. O animal da raça pastor-belga-malinois ganhou um “corredor de aplausos” durante sua aposentadoria oficial, nesta terça-feira (10), em São Luís. Veja o momento no vídeo acima.

O cão de oito anos de idade foi responsável por combater o tráfico de drogas em mais de 150 municípios maranhenses, além de prestar auxílio em outros estados como Piauí, Pará, Tocantins e Goiás. Diego do Nascimento, condutor de Vinny, conta que o cão é um exemplo de determinação e persistência.

“Ele é muito mais que um companheiro de trabalho. Eu não tenho definições em palavras para ele, porque ele me trouxe muitas coisas boas, ele foi exemplo pra mim muitas vezes”, disse Diego.

A chegada de Vinny, em 2016, representou o início dos trabalhos da Polícia Civil com cães no estado. Antes, as equipe policiais costumavam conduzir buscas por conta própria e só recorriam ao apoio de cães farejadores em situações de extrema necessidade.

Mas ao perceberem que Vinny conseguia detectar drogas em apenas 20 segundos, tarefa que muitas equipes não conseguiam fazer em horas, o trabalho com cães foi se intensificando e produzindo resultados notáveis no combate à criminalidade em várias cidades do Maranhão.

“Vinny veio para quebrar paradigmas. Os policiais até desacreditavam da especialidade dos cachorros para localizar drogas, e essa credibilidade só peio após ele conseguir localizar drogas com uma alta agilidade. Ou seja, o Vinny realizava um trabalho de minutos que muitas equipes não conseguiriam fazer em horas”, relatou o superintendente da Senarc, Ederson Martins.

O pioneirismo do cão policial, de trajetória descrita como “brilhante”, ainda motivou a criação do Núcleo de Operações do Cães (NOC), que atualmente opera em São Luís, Timon, Codó.

“O Vinny é um cão que chegou em uma instituição que não tinha a cultura de trabalho com cães, e ele mostrou a necessidade dessa função. Inclusive, com a vinda dele a gente conseguiu expandir esse projeto. Até o final do ano vamos abrir em Imperatriz e Santa Inês. Tudo isso em decorrência do trabalho do Vinny”, afirmou o coordenador no Núcleo de Operações com Cães, Diego do Nascimento.

Deixe uma resposta