UFMA- Egressos do Câmpus Pinheiro são aprovados em programas multifuncionais em saúde.

Marcos do Vale, Keyla Cristina Nogueira, Isabel Cristina Castro e Verônica Ramalho obtiveram aprovação no Exame Nacional de Residência Ebserh e na Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Empenhados na aquisição de qualificações profissionais e competências no cuidado e cultivo à saúde, os egressos do Bacharelado em Enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) da Universidade Federal do Maranhão Francisco Marcos Silva do Vale, Keyla Cristina Nogueira Durans e Isabel Cristina Castro Ferraz foram aprovados, respectivamente, nos programas multiprofissionais em Saúde da Família da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sorocaba, São Paulo; em Saúde da unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), Mato Grosso do Sul; e em Atenção à Saúde Indígena pelo HU-UFGD, por meio do Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare). Verônica Ramalho Vieira, que também é egressa do curso, obteve a aprovação no Programa de Residência Médica Multiprofissional em Centro Cirúrgico pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Filho de agricultores do interior do Pará, a aprovação de Francisco Marcos Vale no Programa Multiprofissional de Atenção à Saúde Indígena do HU-UFGD é, para ele, a sensação de missão cumprida. “Minha trajetória acadêmica no Bacharelado em Enfermagem do Câmpus Pinheiro foi repleta de desafios. Chegava da faculdade e estudava em casa de quatro a seis horas por dia, para aprender cada vez mais com foco, a fim de obter a tão sonhada aprovação na residência”, relatou.

Mas isso só foi possível, como afirmou, porque a Universidade Federal do Maranhão o apoiou em todo o necessário, desde as condições de moradia até estrutura adequada para estudar. A missão dele, como enfermeiro, é amparar a comunidade indígena. “Tenho como missão ajudar os mais necessitados. Graças à residência, aprenderei mais e mais sobre a minha profissão, para que eu seja um profissional humanizado e de excelência para os povos indígenas”, completou.

Ansiosa para desenvolver suas habilidades nesse novo ciclo, Keyla Cristina Nogueira contou que, entre suas maiores motivações em ter cursado Enfermagem no CCPi, houve a oportunidade de observar que nessa área poderá prestar assistência à população. “No meu campo de prática preferido – atenção primária em saúde – poderei atuar desde a educação até o acompanhamento de condições crônicas, ou seja, em vários ciclos da vida de pessoas que atenderei e a quem prestarei cuidado”, revelou.

Um “misto de sentimentos” e muita alegria são alguns dos adjetivos que descrevem quão orgulhosa Isabel Cristina Ferraz está por ter ingressado em um curso com que sempre sonhou. Mesmo diante de uma jornada com altos e baixos, encarar os últimos anos da graduação, em meio a uma pandemia, foi, para ela, um teste de resiliência e perseverança. “No Câmpus Pinheiro, formei laços que levarei para toda a vida, conheci a enfermagem e aprendi a lutar minhas próprias batalhas, como descreve, por exemplo, o nosso lema: ‘a vida é combate’”, comentou, mencionando o lema da UFMA.

Oriunda de escola pública, fazer um curso de nível superior foi um grande desafio para Verônica Ramalho, egressa do curso de Enfermagem do CCPi, aprovada no Programa de Residência Médica Multiprofissional em Centro Cirúrgico da SES-DF. “Eu enfrentava, todos os dias, 42 km da minha casa para o câmpus e ainda trabalhava à noite. No entanto sempre soube que essa luta seria recompensada. Inclusive, fazer residência já era um sonho desde os primeiros períodos de faculdade, o que me levou a me dedicar a projetos de extensão e produções científicas, tudo para construir um bom currículo”, explanou.

A discente contou que uma das primeiras coisas que ouviu ao entrar pela primeira vez na UFMA foram os três pilares de uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. “O tripé universitário me encantou como aluna. Vi uma imensidão de oportunidades a serem exploradas. Aliás, não posso deixar de destacar os excelentes professores, que iam muito além de apenas repassar os conteúdos. Os docentes foram exemplos de excelência para a construção da nossa profissão”, complementou.

Fonte: Vandoval Rodrigues

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