
O repórter Jean Carlos faz um alerta em relação ao mês de setembro, onde o mesmo relata que muitos casos de suicídio vem acontecendo no decorrer dos anos e por ser a favor da vida, isso o preocupa e quer passar para a população a importância de falar sobre essa causa que tanto assusta pela frequência com que acontece e quer passar também, métodos de prevenção para que esse número diminua cada vez mais.
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção. Ocorre desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares que abraçam a causa, com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo.

Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.
O repórter Jean Carlos relata que tanto as pessoas mais próximas como desconhecidos, são capazes de acolher e mesmo encaminhar a pessoa suscetível ao tratamento com profissionais adequados. E essa conscientização evita, inclusive, a repetição de episódios suicidas.
