Não é novidade pra ninguém que o grupo Sarney tinha muita influência em todo estado do Maranhão. Foram mais de 5 décadas mandando e demandando em todo o território maranhense. Comandava vários municípios, tinha vários deputados federais e estaduais, senadores, ministros importantes em governos federais entre outros cargos de alto escalão. O velho Sarney imperava no Maranhão.
Mas essa realidade foi perdendo força devido tanto descaso imperado por mais de 50 anos, deixando o pobre Maranhão como o pior estado do Brasil.
O duro golpe começou a se desenhar em 2014 com a eleição esmagadora do ex-juiz federal, Flávio Dino, em cima da então governadora Roseana Sarney, uma vitória com mais de 65% dos votos válidos o consagrando governador do Maranhão.
Em 2016 a decadência dos Sarneys foi ganhando mais forças perdendo várias prefeituras, um exemplo claro foi a derrrota do afilhado de José Sarney, Filuca Mendes que perdeu a prefeitura de Pinheiro para o jovem político, Luciano Genésio.
Já em 2018 veio o fim definitivo da era Sarney no Maranhão. A ex-governadora Roseana Sarney levou uma “surra” nas urnas, perdendo de lavada para Flávio Dino, os dois senadores, Lobão e Sarney Filho, foram envergonhados pelos candidatos do governador, Weverton Rocha e Elisiane Gama, perderam o mandato na Câmara Federal com a derrota de Victor Mendes. Assim, a família Sarney, de fato, foi derrotada, não por Flávio Dino e seu grupo, mas sim pelo povo que não quis mais os mandos e desmandos dessa quadrilha que nada fez pelo Maranhão. E como diz o governador Flávio Dino: O Maranhão é de todos nós!

