O Projeto de Resolução Legislativa também foi proposta pela deputada estadual, Dra. Thaiza Hortegal (PP), para homenagear o romano Luigi Risso, padre que chegou ao município de Pinheiro em 1960. Além da sua missão de evangelizar a comunidade acolhedora da baixada maranhenses, Padre Luigi se destaca pela seu forte trabalho na educação, infraestrutura e saúde. Em Pinheiro, ao longo dos anos, edificou escolas, pontes, hospital, estradas vicinais, poços, em sua maioria na força de seus próprios braços.
“Padre Luigi Rossi é um cidadão extremamente importante para a cidade de Pinheiro, participante ativo da construção não apenas desta cidade, porque seu trabalho sempre ultrapassou as fronteiras, como a alfabetização de crianças carentes em Presidente Sarney, e sempre recebendo o apoio dos amigos, comerciantes e autoridades locais na sua empreitada pela baixada maranhense”, explicou a Dra. Thaiza
Atualmente, o Padre Risso mantém várias escolas pois acredita que uma criança que receba educação e alimentação, tende a ser uma criança saudável e um adulto comprometido com sua família e comunidade. Das obras de suas mãos, surgiram grandes políticos, empresários, médicos, advogados, vários profissionais a serviço da cidade de Pinheiro.
“Outro grande serviço é a implantação da APAE em Pinheiro, com instalações modernas e realizando atendimento em várias especialidades. Então, estamos diante de uma personalidade que mudou a história social desta cidade ao construir mais de 30 escolas, hospital, estradas vicinais, obras para a Polícia Civil, pontes, igrejas e promoveu os mais diversos tipos de doações e investimentos em políticas públicas”,
Hoje, aos 87 anos, Padre Luigi é referência humana e cristã por seus gestos de bondade e coragem, por deixar seu país para desbravar terra estrangeira onde dedicou a maior parte de sua vida para o ministério e o evangelho. Ele também foi agraciado com a Medalha Brigadeiro Falcão, maior comenda da Polícia Militar do Maranhão.

