PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO REALIZA A I AMOSTRA SOBRE AUTISMO EM REFERÊNCIA AO DIA 2 DE ABRIL. CONFIRA:

A Prefeitura Municipal de Pinheiro através da Secretaria de Educação, Coordenação da Educação Inclusiva e Secretaria de Saúde tem a honra de proporcionar a comunidade pinheirense a I MOSTRA SOBRE AUTISMO: Um passeio pela Saúde e Educação, em referência ao dia 2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do autismo como forma de valorização da pessoa autista, dos profissionais da Educação: Professores regulares, professores de apoio e profissionais da Saúde: médicos, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, terapeutas e etc., assim como os pais dos autistas que convivem diariamente e travam verdadeiras batalhas em prol do desenvolvimento e inclusão destas pessoas na sociedade.

Desta forma, este espaço é de fundamental importância e relevância pois proporciona a relação teoria e prática contemplando o que prega a Lei 9394/96 LDB em seu Artigo 61, Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades… Inciso I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho. Desta forma, os profissionais de Saúde e Educação perpassarão entre teoria e prática a fim de melhor entender e atender a pessoa autista em seu dia a dia.

Objetiva-se nesta I MOSTRA SOBRE AUTISMO: Um passeio pela Saúde e Educação a divulgação da informação sobre o autismo através das seis palestras. 1- Definição de Autismo: Quebrando tabus sobre a terapêutica medicamentosa; 2- Autismo e o processamento sensorial; 3- Autismo e Educação; 4- O que é o CAPS? Qual o seu papel no tratamento das pessoas com autismo?; 5- Autismo e a família; 6- Direitos das pessoas com autismo, que acontecerão nesta tarde e que trarão a luz esclarecimentos e conhecimentos sobre este vasto mundo ainda pouco conhecido na sociedade o universo T.E.A (Transtorno do Espectro Autista). Mas que estamos cercados a todo momento de pessoas que possuem este transtorno desde pacientes a alunos na sala de aula. Desta maneira surge a necessidade de estudar, aprimorar práticas pedagógicas e clínicas que atendam da melhor maneira a pessoa autista para assim diminuir o preconceito e discriminação sofridos por essas pessoas no espaço social.

O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuam algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões. Uma pesquisa atual realizada neste ano do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que o autismo atinge ambos os sexos e todas as etnias, porém o número de ocorrências é maior entre o sexo masculino (cerca de 4,5 vezes).

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente/ aluno possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Quanto antes o Autismo for diagnosticado melhor, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação. Assim a magnitude deste evento trazendo à tona conhecimentos, experiências, métodos e técnicas que ajudarão o dia a dia com a pessoa autista.

FORMAÇÃO DA MESA:

Primeira-Dama do Município: Dra. Thaíza Hortegal
Secretário Municipal de Educação: Augusto César Miranda Rodrigues
Secretário Municipal de Saúde: Lucyanne Costa Freitas
Coordenadora da Educação Inclusiva: Professora Aline Paula
Representante dos pais de autistas: Jocineia de Fátima Pereira
Médica Psiquiatra: Dra Lana Meireles
Psicóloga e coordenadora Geral CAPS II: Thiara Nava
Presidente da APAE- Pinheiro: Rucival Soares.

DISCURSOS DAS AUTORIDADES:

Secretário Municipal de Educação: Augusto Cézar Miranda Rodrigues
Secretário Municipal de Saúde: Lucyanne Costa Freitas
Representante dos pais de autistas: Jocineia de Fátima Pereira
Presidente da APAE- Pinheiro: Professor Rucival Soares

Deixe uma resposta