
A Prefeitura de Presidente Sarney, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando no município a vacina contra a bronquiolite, indicada para gestantes a partir de 28 semanas de gravidez. A imunização é uma medida fundamental para proteger a mãe e, principalmente, o bebê, ajudando a prevenir casos graves da doença nos primeiros meses de vida da criança.
A bronquiolite é uma infecção respiratória comum em bebês, causada principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável também por quadros de pneumonia. Embora os sintomas na gestante geralmente sejam leves — como tosse, coriza e chiado no peito —, o vírus pode causar complicações graves nos recém-nascidos, levando à falta de ar, baixa saturação de oxigênio e até internações.
Para o prefeito Gilson Lima, a disponibilização da vacina reforça o cuidado da gestão municipal com as famílias sarneyenses. “Cuidar da saúde da gestante é cuidar do futuro do nosso município. Garantir essa vacina é um passo importante para proteger nossas crianças desde antes do nascimento e fortalecer a atenção básica em saúde, celebrando a parceria com o Ministério da Saúde”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Rafaela Moraes, explica que a vacinação durante a gestação é segura e altamente eficaz. “Ao se vacinar, a gestante transfere anticorpos para o bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida, que são os mais sensíveis. É uma forma simples e eficaz de prevenir casos graves de bronquiolite”, ressaltou a secretária.
A vacina contra bronquolite integra uma ação estratégica do Ministério da Saúde que tem os municípios como principais aliados na aplicação da imunização. As gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receber a vacina e garantir essa proteção tão importante para sua saúde e do bebê que vai nascer, sendo um direito e parte do calendário de gestantes no SUS.
A Prefeitura de Presidente Sarney segue trabalhando para fortalecer a saúde preventiva e promover mais qualidade de vida para a população sarneyense.
