MARANHÃO SUPERA A MARCA DOS 3 MIL CURADOS DA COVID-19, DIZ SECRETARIA DE SAÚDE

O Maranhão chegou a 3.035 curados da Covid-19 e 15.114 casos confirmados em 201 municípios. A informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) consta no boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (19), que aponta ainda 634 óbitos por conta da doença no estado.

A SES informou que 9.997 pessoas estão em tratamento em suas residências adotando o isolamento domiciliar. Outras 1.034 estão em enfermarias e 414 são atendidas em leitos de UTI das redes pública e privada no estado.

Quanto aos profissionais de saúde, o número de infectados é de 831, com 725 recuperados e 15 mortos.

A Secretaria de Saúde informou ainda que monitora 2.444 casos suspeitos e já descartou 13.113. Sobre os exames laboratoriais para o diagnóstico da doença, a SES diz que 28.178 foram realizados no Maranhão entre laboratórios públicos e privados.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Deixe uma resposta