Os brasileiros que desejam ter a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) sabem bem que os custos para conseguir o documento é alto e torna-se inviável em alguns casos. Por outro lado, a habilitação é requisito de algumas vagas de emprego e extremamente útil em termos de independência e locomoção, foi por isso que o governo criou o programa CNH Social.
Estimativas indicam que atualmente o custo para tirar a primeira habilitação no Brasil está na casa do R$ 3 mil. Em meio a situação econômica difícil de boa parte dos brasileiros, o programa CNH Social é destinado para um público específico, portanto é preciso cumprir com os requisitos para poder participar e ser contemplado.
Apesar de ser um programa criado pelo governo federal, cada estado fica livre para decidir se vai participar ou não. Dessa forma, é preciso que os interessados consultem se o estado onde moram oferece o programa e se as inscrições para concorrer a uma vaga estão abertas. As informações podem ser acessadas através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
CNH Social: critérios para participar
Também fazem parte dos requisitos ter no mínimo 18 anos, no caso da primeira via do documento, ou 21 anos e habilitação há 2 anos ou mais, caso deseje mudar de categoria. É necessário ainda ser alfabetizado e morar no estado de solicitação da CNH Social há pelo menos 2 anos. Alguns estados podem estabelecer critérios a mais, como estar desempregado, por exemplo.
O benefício possui três categorias: estudantil, rural e urbana. No caso da CNH estudantil é preciso ter entre 18 e 25 anos e ter concluído o ensino médio em uma instituição pública. No caso da CNH rural e da CNH urbana deverá ser apresentado o comprovante de endereço do local onde mora.
Fonte: Pronatec

