Com a renúncia de Ana Paula Lobato do cargo de vice-prefeita, o presidente da Câmara Municipal passa a ser o 1º na linha de sucessão, podendo assumir como prefeito caso Luciano Genésio se licencie, isso é o que diz a Lei Orgânica do Município em seu art. 74, veja:
Artigo 74 Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice- Prefeito, ou vacância dos respectivos
cargos, será chamado, ao exercício do cargo, o Presidente da Câmara Municipal.
PARÁGRAFO ÚNICO – A recusa do Presidente em assumir a Prefeitura implicará em perda de
mandato que ocupa na Mesa Diretora.
O vereador José Lucas Pereira Fernandes foi eleito na última eleição para presidir o legislativo municipal, uma eleição que foi contestada na justiça pela oposição, mas teve sua validade confirmada e o caso encerrado. Esse acirramento pelo comando da casa, por parte da oposição, certamente já era motivada pela eminência renuncia de Ana Paula, que viam nessa possibilidade uma chance para se fortalecer, mas não o aconteceu.

Lucas do Beiradão está em seu terceiro mandato, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e é uma das lideranças de peso do grupo do prefeito Luciano. Assumiu a Câmara no último dia 01 de janeiro e deve ter um mandato harmônico com o chefe do executivo.
No fim da manhã de hoje, em suas redes sociais, Lucas externou se desejo de sucesso a ex-vice-prefeita Ana Paula, falou sobre a responsabilidade que agora se deposita sobre os ombros da esposa de Othelino e se mostrou solícito em trabalhar alinhado ao que for de bom para a população pinheirense.
“Quero desejar a ex-vice-prefeita de Pinheiro Ana Paula Lobato Sucesso em sua nova jornada que Deus abençoe seu mandato com senadora da república e que possa trabalhar cada dia mais por todos nós maranhenses, e em especial, a população pinheirense. Conte com a Câmara Municipal de Pinheiro nos projetos que venham beneficiar nosso município. Estaremos todos os vereadores a disposição. (sic) Disse o presidente Lucas do Beiradão”.

