
A UEMA – Pólo Pinheiro vive um dos seus melhores momentos desde que se instalou na cidade, apesar das frequentes perseguições que sofreu no passado, com promessas de ficar sem prédio para o funcionamento de uma das mais importantes universidades do país, alunos, professores e autoridades participaram entusiasmado e com muita alegria da inauguração do novo prédio que é fruto da parceria entre o governo municipal e a instituição de ensino.
O prefeito João Luciano, sensibilizado pelos relatos das perseguições sofridas na gestão anterior, decidiu doar o prédio onde funcionava a escola Presidente Médici, na Matriz, a universidade fez a reforma, tornando o espaço num ambiente amplo e funcional.
No local vai funcionar todos os cursos já existentes, e novos alunos já devem chegar a partir do próximo ano, tendo em vista o vestibular anual que já está em andamento. Um momento muito aguardado foi a confirmação do curso de Direito para Pinheiro, o Magnifico Reitor Dr. Gustavo anunciou juntamente com o Prefeito João Luciano a chegada do tão aguardado e sonhado curso de direito para nossa cidade.
“Trata-se da concretização de um grande sonho para todos os pinheirenses, temos hoje a melhor estrutura de atendimento da baixada, avançamos muito na saúde, equipamos os hospitais Antenor Abreu e o Materno Infantil com instrumentos novos, todo esse trabalho é fruto de muitas parcerias, e neste caso em especial, estamos inaugurando outro grande fruto de uma parceria que só vem dando certo desde o inicio, temos pactuado com a Universidade Estadual do Maranhão um compromisso em prol dos estudantes da baixada, a UEMA está de casa nova, mérito da instituição, nós que fazemos a gestão municipal ficamos agradecidos em poder ajudar e é isso que teremos daqui pra frente, parcerias importantes para o povo de Pinheiro”. Destacou o Prefeito João Luciano ao Blog do Wellington Sérgio.
O vereador e morador do bairro da Matriz, João Morais, esteve presente no evento e falou de sua satisfação de poder estar presente nesse ato tão importante para a cidade, em especial para a classe universitária da baixada, uma vez que alunos de vários municipios próximos estudam em Pinheiro.
“Ressaltamos a importância dessa universidade para o Brasil, para o Maranhão, para a Baixada, para Pinheiro e em especial aos moradores do bairro da matriz, onde foi sediada, como o vice prefeito professor Stelio e o vereador João Morais, é motivo de satisfação ao ver que a luta pela implantação irá render bons resultados, o nosso agradecimento ao prefeito João Luciano e a todos que fazem a UEMA”. Destacou o vereador em suas redes sociais.
Nota-se o grande contraste de ideais e valores quando percebemos a política de perseguição e opressão que vinha sendo aplicada na nossa cidade pela gestão anterior, relatos de professores e alunos da UEMA constatam que havia uma manobra para retirar a Universidade de seu antigo endereço (Rua Maria Pinheiro Paiva, ao lado da Escola IEP) com a alegação insustentável de que precisavam do local. Hoje a UEMA respira com segurança e a casa de construção dos saberes pode enfim se dedicar aos seu mais honrado objetivo: ensinar e moldar talentos.




