Após dez anos sem realização, a 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres aconteceu entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília. O evento reuniu mais de 4 mil mulheres de todas as regiões do Brasil, mobilizadas pela defesa de direitos e pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres.

E quem marcou presença foi Bacuri. O município esteve representado pela secretária municipal da Mulher, Jéssica de Oliveira Rodrigues Carneiro, eleita delegada maranhense e reconhecida por sua atuação na promoção de direitos no estado.

Na conferência, Jéssica destacou o compromisso do prefeito Márcio Hominho, que implantou em Bacuri um governo progressista, com secretariado majoritariamente feminino. Das 19 secretarias, a mais nova é justamente a Secretaria Municipal da Mulher, criada em 8 de março de 2025, um marco histórico para o município.
Ela também lembrou que Bacuri já havia se colocado na vanguarda com a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que reuniu mais de 200 participantes e abriu caminho para a representação local no cenário estadual e nacional.
O apoio do prefeito Márcio Hominho e da primeira-dama, Mônica Hominho, foi ressaltado como fundamental. Mônica, que abraça a causa como bandeira pessoal, tem na secretaria um verdadeiro “xodó”, fortalecendo cada passo da luta feminina em Bacuri.
Foram três dias de debates intensos em Brasília, marcados por sororidade, partilha de experiências e formulação de propostas que agora seguem para análise pelo governo federal.
Mais uma vez, Bacuri marcou presença — e deixou sua voz registrada na construção de um Brasil mais justo e igualitário para todas as mulheres.

