A manhã desta quarta-feira (28) amanheceu diferente em Presidente Sarney. Logo cedo, ruas foram tomadas por moradores, estudantes, autoridades e servidores públicos em um gesto simbólico e poderoso: a 1ª Corrida Faça Bonito, realizada como parte da campanha Maio Laranja, que chama a atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A mobilização foi organizada pela Prefeitura de Presidente Sarney, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS), Juventude, Esporte e Lazer (SEMEL) e Educação (SEMED). A atividade teve como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância da denúncia e da proteção integral da infância e adolescência.
Além da corrida, uma caminhada com estudantes da rede municipal percorreu as principais ruas da cidade, reforçando a mensagem da campanha com cartazes, camisas temáticas e palavras de ordem. O evento foi encerrado com falas de autoridades e apresentações culturais.
O prefeito Gilson Lima esteve presente e destacou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas para a proteção das crianças e adolescentes:
> “A luta contra o abuso infantil é de todos nós. A campanha Maio Laranja é mais do que simbólica — ela nos chama à responsabilidade. E hoje, Presidente Sarney deu um grande exemplo de união e conscientização.”
A presença das comunidades escolares e de representantes de diversas secretarias demonstrou o envolvimento coletivo na construção de um futuro mais seguro e digno para os jovens do município.
Sobre o Maio Laranja
A campanha Maio Laranja foi instituída nacionalmente para fortalecer as ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio é o marco principal da mobilização, lembrando o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

