Está inscrito no CadÚnico? Então confira o novo COMUNICADO

O CadÚnico é um grande banco de dados que o Governo Federal utiliza para saber mais sobre a realidade das famílias brasileiras em maior vulnerabilidade econômica.

O Governo Federal disponibiliza para a população brasileira uma série de programas sociais. No entanto, para conseguir acessá-los, é fundamental que as famílias tenham uma inscrição no CadÚnico, que deve estar com os dados corretos e atualizados.

Isso acontece já que é por meio dos dados cadastrados que o Governo consegue entender a realidade das famílias, o que poderá orientar a formulação de políticas públicas em maior consonância com as necessidades dos cidadãos. Contudo, vale a pena lembrar que para se inscrever no CadÚnico é necessário que a família esteja em situação de maior vulnerabilidade econômica.

Em primeiro lugar, é necessário dizermos que se inscrever no CadÚnico não garante que será feito o pagamento de nenhum programa social. A razão para isso é que cada programa possui o seu próprio conjunto de regras, e é necessário que a família atenda a esses critérios para ter direito a receber.

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso que o cidadão tenha mais de 16 anos. Ao realizar o cadastro, ele será considerado o responsável familiar por aquele núcleo registrado. Quem deseja se inscrever no Cadastro Único precisa se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para dar início ao processo.

É preciso portar os documentos de identificação pessoal de todos os membros do núcleo familiar, bem como um comprovante de renda. Deve-se salientar que, para efetuar a inscrição, a família deverá ter uma renda per capita mensal que não seja superior ao salário mínimo.

No entanto, é possível se inscrever tendo uma renda maior do que essa, caso a família esteja querendo participar de algum programa ou benefício que utilize a inscrição no CadÚnico como referência para a concessão.

Existe a possibilidade de fazer um pré-cadastro online por meio do site ou app do Cadastro Único, no entanto, ele não elimina a necessidade de comparecer ao CRAS pessoalmente. Além disso, neste momento, o pré-cadastro online não está liberado para a população.

FONTE: Pronatec.pro.br

Deixe uma resposta