O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acionou o Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo, devido a falhas na segurança do aplicativo. Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que a notificação ocorreu após inúmeros relatos de clientes, que afirmaram haver falhas de segurança e golpes no aplicativo da empresa, que resultaram em invasão de contas, transferências de valores e contratações de empréstimos de forma fraudulenta.
Além disso, as redes sociais também foram tomadas por clientes do Nubank, que ficaram insatisfeitos e preocupados com a situação. Estes clientes buscaram solucionar o problema ao realizar denúncias no site Reclame Aqui, assim como no consumidor.gov.br.
Desta maneira, dentre as principais reclamações dos clientes está a falta de barreiras de segurança, e também a falha na verificação do aplicativo do Nubank. Neste último caso, o aplicativo deveria perceber atividades fora do padrão nas contas, e dessa forma, bloquear as transações que estavam ocorrendo.
No entanto, o Nubank já havia alertado seus clientes sobre o golpe chamado “fraude de golpe do acesso remoto”. No aviso, a fintech afirma que os golpistas obtêm acesso às contas dos usuários através do download de aplicativos piratas nos aparelhos celulares. Sendo assim, a instituição financeira concluiu que não se trata de falha na segurança do aplicativo, e orientou seus clientes a baixarem a versão atualizada do app.
Com relação à notificação feita pelo Idec, o instituto pediu para que o Nubank apresentasse mais detalhes sobre os golpes. Isso inclui explicar o motivo pelo qual medidas preventivas não foram tomadas antes, e também informar o que a empresa está fazendo com os clientes que sofreram os golpes.
FONTE: notíciaseconcursos.

