Saiu a GRANDE VITÓRIA anunciada HOJE (20/04) no CADÚNICO para milhares de pessoas e brasileiros precisam aproveitar

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema de cadastros do Governo Federal que registra informações sobre a situação socioeconômica de milhões de brasileiros já registrados.

Entre outras finalidades, este sistema é utilizado para inclusão das famílias brasileiras em programas sociais. Por esta razão, o CadÚnico é muito conhecido por ser o sistema de cadastro do Bolsa Família.

Atualmente, o BF é programa de transferência de renda mais conhecido no Brasil. No entanto, é importante destacar que o Cadastro Único também serve para outros programas sociais do Governo Federal.

Com isso, é importante lembrar que cada iniciativa possui suas respectivas regras. Assim, o cidadão que não se encaixa nas regras de um programa pode conseguir participar de outro. Esta se caracteriza uma seleção.

Os brasileiros inscritos no CadÚnico também podem receber o Benefício por Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), entre outros abonos. Confira a seguir como se inscrever no sistema de cadastros.

O primeiro requisito para se inscrever no CadÚnico é possuir, no mínimo, 16 anos de idade. A pessoa que realizar o cadastro será o Responsável Familiar (RF), que irá representar sua família para o recebimento de benefícios sociais.

Existe a possibilidade de realizar um pré-cadastro, mas a ferramenta não está disponível no site do programa no momento. Dessa forma, a inscrição deve ser feita diretamente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Quando a ferramenta “Pré-cadastro” está disponível, o usuário precisa apenas concluir o procedimento pelo CRAS. Contudo, o cidadão também pode solicitar informações sobre os benefícios sociais pelo CRAS.

famílias com dificuldade de convívio, assim como para aquelas em que ocorre a violência doméstica. Outro ponto importante para se inscrever no CadÚnico é a renda bruta mensal dos integrantes da família.

Nesse sentido, este valor não pode ultrapassar meio salário mínimo. No entanto, é importante lembrar que, dentro do cadastro, cada programa social possui suas especificidades para ser recebido.

FONTE: noticiaseconcursos

Deixe uma resposta