A vaquejada hoje no Brasil é o segundo maior esporte, e no nordeste o primeiro, aquecendo a economia onde se encontra o evento. Desde a rede hoteleira até o vendedor autônomo, a vaquejada é um local de confraternização e encontro de amigos e profissionais buscando os prêmios principais, valorizando cada vez mais os seus animais. Assim é a vaquejada. E Pinheiro foi bem representada por esses atletas de sela na maior vaquejada do país, a Vaquejada do Parque Macedão que acontece todos os anos em Alto Alegre do Maranhão.
O evento que teve início na primeira semana do mês junho foi transmitido ao vivo pela internet, além da cobertura dos principais momentos com reportagens, entrevistas e depoimentos dos competidores. O impacto dessa vaquejada para a região é muito positivo economicamente já que atrai participantes de todos os cantos do país.

A premiação é um fator que chama atenção, a organização apostou na valorização das categorias que irão competir, destinando mais de 300 mil reais para a premiação. Pinheiro esteve bem representada com Esturreta, grande campeão da categoria Master, Lúcio André Genésio que ficou em 3º lugar na categoria Aspirante, representando o grupo Genésio e Jota Castro, que conquistou o 4º lugar na categoria amador, representando o grupo JP.

A vaquejada é um esporte que tem conquistado cada vez participantes, competir é além de lucrativo e emocionante para o vaqueiro. Pinheiro tem diversos parques de vaquejada e todos os anos centenas de competidores visitam a cidade para competir e muitos, como esse grupo de vaqueiros que estiveram em Alto Alegre do Maranhão, saem da cidade para buscar premiações em outros municípios.


