A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou o mundo em quarentena, mas os profissionais de saúde e outras categorias essenciais não podem parar.
O Governo do Estado, por meio do Decreto 35.672, de 19 de março de 2020, declarou situação de calamidade em todo o Maranhão, com vistas à prevenção e enfrentamento ao Covid-19, ao H1N1 e, ainda, prestação de socorro e assistência aos municípios atingidos pelas cheias dos rios.
Os profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), que tem atuação em 18 Regiões de Saúde, agora, têm suas atenções voltadas para essas três situações.
Em Pinheiro a equipe é composta pelo médico Samuel Dumont e pelas enfermeiras Girliane Mendes e Elaine Mendonça. Os profissionais estão ajudando na execução dos protocolos montados pelo município,além das orientações aos cuidados necessários para evitar a disseminação da doença e atendimento nas unidades básicas de saúde.
Os profissionais realizaram nesta Quinta-feira(02),ações de enfrentamento da pandemia covid-19 no povoado São Caetano e Ribeirão do Meio.O atendimento da equipe é orientar o isolamento domiciliar ao covid-19 à pacientes advindo de áreas de risco e realizar orientações aos casos suspeitos, seguindo as denúncias da população.
“Precisamos da colaboração da comunidade de denunciarem os casos suspeitos e mencionar a importância do isolamento domiciliar obrigatório aos idosos, crianças e à população geral que evitem sair de casa desnecessáriamente.Sem o apoio da população será impossível vencer esta guerra”, esclareceu a enfermeira Girliane Mendes.



