Cerca de 120 homens participaram do atendimento no ambulatório do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho (HCTLF) durante o mutirão de consultas urológicas, que integrou mais uma programação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), pela campanha ‘Novembro Azul’. A ação foi realizada logo nas primeiras horas da manhã do último sábado (19).
Esse foi o segundo momento de mutirão na unidade. No início de novembro, foi realizado o mutirão de cirurgias urológicas, que durante dois dias, atendeu 17 pacientes, todos sem complicações pós-operatórias. Segundo o coordenador do serviço de Urologia do hospital e médico urologista Lúcio Paiva, a ação desse sábado contemplou homens que necessitavam da consulta e exames e tiveram a oportunidade de ficar em dia com os cuidados com a saúde.
“Os exames são preventivos. Portanto, todos que procuraram a unidade receberam atendimento. Este ano, focamos em uma campanha que não só esclareça a população, mas que, sobretudo, resolva seus problemas. Avaliamos os resultados como positivos e independentemente do mês ‘Novembro Azul’, o hospital está à disposição para continuar prestando um serviço resolutivo na urologia”, pontuou o médico.
A programação do mutirão também contemplou um momento de interação entre os pacientes e colaboradores durante um café da manhã. O fotógrafo Edgar Rocha, de 74 anos, elogiou o tratamento que recebeu no hospital. “É muito bom chegar a um lugar e ser bem tratado. Pude observar um tratamento humanizado de toda a equipe. Como paciente que sou há muito tempo, fico feliz de ver essa organização e respeito com quem precisa do serviço público de saúde”, considerou o paciente.
Cirurgia
Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, haverá a 2ª etapa do mutirão de cirurgias urológicas no HCTLF. Na ocasião, mais 15 pacientes serão operados e, com isso, será zerada a fila de espera. “Após essa segunda etapa do mutirão, iremos zerar a demanda para urologia, o que significa que os pacientes que chegarem à unidade com necessidade cirúrgica, não irão esperar e, após a realização dos exames prescritos, já poderão ser operados. Assim, o Estado consegue atender bem e com eficácia em uma unidade de referência, como é o Hospital de Câncer”, explicou Lúcio Paiva.
Mais Ações
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atendeu a solicitação de uma comitiva de taxistas para apoiar a campanha ‘Novembro Azul’. Adesivos para carro foram distribuídos na expectativa de alertar a classe para os cuidados com saúde, que, em sua maioria, é composta por homens, além da população em geral por meio da mobilização no trânsito.
No exercício da profissão há seis anos, o taxista Paulo Ricardo Ferreira, um dos coordenadores desse estímulo, explica que a rotina do taxista facilita o sedentarismo e dificulta alguns cuidados com a saúde. “Percebemos que poderíamos reforçar a importância da campanha e que os homens precisam ser incentivados a cuidar da saúde com mais atenção, pois, em geral, não nos preocupamos. Nossa intenção é de ampliar essa conscientização e apoiar as ações do Novembro Azul para que cada vez menos os homens adoeçam”, explicou o taxista.