Secretaria Municipal da Educação de Pinheiro, através da coordenação das escolas do Campo e Quilombola, lança projeto “O lugar onde vivo”

O projeto “O lugar onde vivo” tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a história e cultura das comunidades onde vivem e estão localizadas as escolas, essa é uma iniciativa voltada para a educação do campo e quilombola. A intenção é assegurar os direitos dos estudantes campesinos e quilombolas em ter seu lugar, sua vida, sua história e cultura reconhecidos e valorizados por meio da escola, possibilitando a preservação e valorização dos saberes relacionados à vivência nessas localidades e a constituição dessas comunidades.

Esse projeto já está em execução em diversas escolas da zona rural de Pinheiro, e no polo Bom Viver o lançamento aconteceu nesta sexta-feira (19). Durante o evento houveram apresentações sobre a temática do projeto. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Pinheiro através da coordenação das escolas do Campo e Quilombola.

O projeto também irá despertar nos estudantes a sua identidade, para que possam ser sujeitos atuantes de sua história e cultura, promovendo assim o reconhecimento do campo e das comunidades provenientes de quilombos como lugar de direitos sociais, civis e políticos, de valorização do indivíduo e sua cultura, do modo de vida, dos costumes, fazeres e saberes.

“Muito importante dar aos alunos ferramentas para a vivência em sociedade, iniciando pela compreensão e entendimento de suas origens e costumes, sua carga cultural e o poder dela. Dar a consciência de direitos e de protagonismo, tudo isso é trabalhado em sala de aula. Esse é com certeza um projeto muito bonito que irá fazer a diferença nessas comunidades e na vida desses alunos”, pontuou Augusto Miranda, secretário municipal de Educação.

Deixe uma resposta