PREFEITO LUCIANO REPRESENTA FAMEM EM AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU PROJETO DE LEI QUE VISA BENEFICIAR A ASSISTÊNCIA À PESSOA COM TEA

Deputados, representantes de órgãos estaduais, municipais, UFMA, Ministério Público, FAMEM, profissionais da saúde e da educação no Brasil e nos Estados Unidos, participaram da Audiência Pública proposta pela deputada Dra. Thaiza Hortegal que discutiu o Projeto de Lei de sua autoria (nº 157/2019) que prevê a criação de uma Clínica Escola que visa aperfeiçoar a assistência às pessoas com TEA, com foco na formação profissional. No evento, as entidades contribuíram para o aprimoramento dos dispositivos legais presentes no projeto.

Entre os parlamentares, estiveram também na audiência os deputados Cesar Pires e Duarte Jr. O deputado Cesar Pires sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Autista para aprofundar ainda mais as discussões e ampliar o levantamento das necessidades na rede de assistência do Maranhão, inclusive com discussões regionais, assunto reforçado pelo prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio.

“Nós prefeitos maranhenses temos ainda muitas dificuldades nessa assistência. Em Pinheiro, nós atendemos mais de 2 mil pessoas da região e muitos municípios não tem o CAPS, que é a referência local da rede para saúde mental. Não envolve apenas autistas, mas todas as áreas de competência do centro. Eu vim justamente para sentir mais de perto os anseios da sociedade, entender mais o cenário e saio com sugestões para melhorar minha gestão. Sobre o projeto da deputada Dra. Thaiza, vejo como algo inovador e como eu conheço o governador Flávio dino, que gosta de inovar, que sabe fazer a diferença também no estado, tenho certeza que com os pares de vocês na Assembleia, conseguirão aprovar esse projeto e colocar em prática”, destacou o prefeito Luciano Genésio, de Pinheiro.

“Tivemos aqui uma rica discussão que foi além do objeto deste projeto e vai receber a minha atenção mais ainda. De todas as falas, a da mãe do pequeno João, a Poliana, me impactou muito e me motivou ainda mais a não lutar apenas pelo projeto de minha autoria, mas sim ampliar as proposições necessárias para ajudar essas famílias. Precisamos ajudar a gestão pública, ajudar a rede de assistência, a educação, a saúde pública, todas as áreas envolvidas nesse atendimento. Tomamos nota das reivindicações levantadas e darei encaminhamento ao que for de prerrogativa da Assembleia Legislativa do Maranhão porque as mães têm pressa em ver seus filhos autistas e as famílias bem atendidos”, destacou a deputada Dra. Thaiza.

Deixe uma resposta