CTA/SAE DE PINHEIRO PROMOVE PALESTRAS SOBRE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO AS PRINCIPAIS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS(IST)PRÉ CARNAVALESCA.

Foi realizado na manhã de ontem segunda-feira (25) na sala de espera do Hospital Antenor Abreu uma palestra do CTA/SAE de Pinheiro sobre Orientação e Prevenção às principais Infecções Sexualmente transmissiveis pré-carnavalescas.

Os pacientes que aguardavam o atendimento demostraram interesse e muitas perguntas sobre os temas abordados,foram feitas Orientações sobre o uso correto da camisinha e sobre a terapia pós exposição – PEP e entregue os kits de prevenção.

O que são infecções sexualmente transmissíveis?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são as infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, seja ele oral, vaginal ou anal, sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte.

IMPORTANTE: A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:

  • herpes genital;
  • sífilis;
  • gonorreia;
  • infecção pelo HIV;
  • infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV);
  • hepatites virais B e C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *