IIIª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROMOVE

A IIIª Conferência Municipal dos direitos da pessoa idosa do município de Pinheiro que aconteceu neste dia 29 de maio, no espaço Criança Feliz, foi uma ação voltada para discutir e promover políticas públicas para os idosos. A sua terceira edição discutiu o tema: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas.

A Conferência foi convocada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso através da resolução nº 02/2019.

Será fomentada a discussão dentro de 4 eixos temáticos sendo:
I. Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas;
II. Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
III. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;
IV. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implantação das politicas públicas;

A conferência cita um trecho do Estatuto do Idoso, art. 4. que diz: Nenhum idoso será objeto de qualquer negligência, discriminação, violência , crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei – tal citação é mencionada como instrumento motivador para levar a reflexão sobre o respeito que todo idoso merece nessa fase tão importante da vida.

O Prefeito Luciano esteve presente no encerramento e reafirmou um compromisso de campanha ao reforçar a promessa de construção de um espaço recreativo exclusivo para a promoção de ações voltadas aos idosos, fomentando a prática esportiva e a saúde, o Prefeito afirmou que essa obra terá início ainda no segundo semestre deste ano.

Deixe uma resposta