Horticultores pinheirenses recebem 40 kits de irrigação por gotejamento, benefício é uma parceria entre Prefeitura de Pinheiro e Governo do Estado

A Prefeitura de Pinheiro, através da secretaria municipal de agricultura, em parceria com o governo do Estado, beneficiou com 40 kits de irrigação por gotejamento, pequenos horticultores que já praticam a atividade. O critério de seleção foi realizado através de visitas técnicas, contemplando os povoados: Maranhão Novo, Pracinha, Estrada Nova, Pedrinha dos Fugaças, Pacas, Tiquireiro, Livramento, Paraíso, Purão dos Pirros, Cutindiba, Ribeirão Sítio, Ribeirão do Meio, Rio dos Peixes, Ave Maria, Santa Sofia, Enseada I e II, Canarana e Bubalina.

O cultivo de hortaliças orgânicas vem crescendo bastante em todo Mundo, principalmente pela necessidade da preservação ambiental e pela exigência dos consumidores por produtos mais saudáveis. Os kits de irrigação tem como objetivo principal o aumento da produção do pequeno horticultor, a um nível que venha assegurar o seu sustento gerando emprego e renda.

A execução e assistência técnica ficará à cargo da secretaria municipal de agricultura, que tem a disposição 4 técnicos que estão instalando os equipamentos. Cerca de 40% do total já foram instalados.

As condições de mercado são favoráveis ao cultivo, onde a estratégia de comercialização será feita no mercado interno e em feiras livres onde serão escolhidos os locais para essa transação comercial.

“A instalação desses kits veio amenizar o esforço físico do horticultor, melhorando assim sua qualidade de vida, o principal objetivo é aumentar a produção e potencializar esse setor,
vamos investir cada vez mais, para que o horticultor pinheirense cresça e as produções abasteçam a cidade. Preciso enfatizar o apoio do prefeito Luciano que não tem medido esforços para melhorar o desenvolvimento do setor primária de nossa economia, a agricultura,” disse João Paulo, secretário municipal de agricultura.

Deixe uma resposta